Alagoas/Funarte

Com a proposta de levar arte e construção artística para cidades fora do eixo Rio-São Paulo, os artistas Evandro Prado, Giba Gomes e Yara Dewachter, do Grupo Aluga-se, desembarcam em São Miguel dos Milagres, em Alagoas. Entre os dias 20 e 25 de abril, eles realizam, no espaço da ONG Yande, as oficinas Auto retrato com Yara Dewatcher; Gravura com Giba Gomese Desenho de Ferrugem com Evandro Prado. Até 50 crianças da comunidade poderão participar de cada uma das ações.
Os artistas apresentam também a exposição Pelas Terras da Coroa com as obras produzidas no período da residência. Os trabalhos ficarão expostos até 4 de maio. Todas as atividades integram o projeto São Miguel dos Milagres, contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição.

Além de conhecer a cidade através da troca e vivência com os moradores, o grupo pretende, com a exposição, explorar novas possibilidades e diálogos com a montagem das obras de arte em uma casa e também no espaço urbano, buscando assim integrar-se mais ao contexto local. Para os artistas Evandro Prado, Giba Gomes e Yara Dewachter, a relação de troca do que será capturado no período de residência é de suma importância para a formação da arte em si e, também, de cunho social e artístico para a cidade.

Todo o trabalho realizado em São Miguel dos Milagres resultará na edição de um catálogo que irá documentar a experiência e também as obras produzidas durante a estadia do grupo Aluga-se no município. O lançamento do catálogo está previsto para o mês de novembro, durante a Feira de Arte PARTE no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo.

Sobre as oficinas
Auto retrato com Yara Dewachter– será feito um breve histórico do gênero na história da arte, com desdobramentos na arte contemporânea e referências aos artistas do período. O objetivo é fornecer bases teóricas e práticas para a construção do trabalho de cada um. Uma das técnicas usadas pela artista é a fotografia e intervenção sobre impressão.
Gravura com Giba Gomes–o artista fará um breve relato sobre a história da gravura seguindo para a parte prática; nesta oficina serão apresentadas noções básicas de técnicas de gravura usando materiais baratos. Os participantes desenvolverão um projeto onde irão preparar e imprimir uma pequena edição.
Desenho de ferrugem com Evandro Prado – o artista iniciará a oficina com teoria sobre o desenho com outros materiais, citando exemplos na contemporaneidade e no passado; partindo para a prática onde o aluno fará um desenho sobre tecido com pregos molhados – o que será apreciado após cinco dias do curso.

Projeto São Miguel dos Milagres
Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição

Oficinas– de 20 a 25 de abril

Exposição “Pelas Terras da Coroa”
De 21 de abril a 4 de maio de 2015
Largo de Santo Antônio – em frente à igreja
Bairro Tatuamunha
São Miguel dos Milagres (AL)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s