Release

Coletiva Aluga-se na Avenida São Gualter

Casa no Alto de Pinheiros, em São Paulo, se converte em espaço para exibição de obras de 33 artistas de abril a junho. Iniciativa foge ao modelo tradicional museológico e comercial das galerias. Entrada gratuita

De 10 de abril a 05 de junho, 33 artistas promovem a exposição coletiva Aluga-se dentro de uma casa da Avenida São Gualter, no Alto de Pinheiros, em São Paulo. Jardins, corredores, salas, cozinha e banheiros da residência dos anos 1950 são os espaços onde cada um dos artistas vai exibir uma obra especialmente criada para o evento.

Organizados em torno da criação auto-gestada de um espaço para a exibição de obras fora do circuito oficial de museus e galerias. A iniciativa foge do modelo tradicional de exibição sacramentado por museus e galerias comerciais. Tem entrada gratuita de terça a domingo, das 12 às 19 horas. Durante a exibição da mostra, serão realizadas palestras, leituras de portfólios, workshops com os membros do grupo e artistas interessados, além de críticos convidados.

São os artistas: Adriana Conceição, Afonso Tostes, Ana Nitzan, Ana Zveibil, Bárbara Rodrigues, Bettina Vaz Guimarães, Cinthia Marcelle, Daniel Caballero, Eide Feldon, Evandro Prado, Fabiano Soares, Felippe Segall, Giba Gomes, João Di Souza, Lais Myrrha, Laura Gorski, Lina Wurzmann, Marlene Stamm, Maia Wolthers, Mirian de los Angeles, Newman Schutze, Rafael Campos, Renato Pera, Roberto Bellini, Roberto Fabra, Roberto Freitas, Rodrigo Braga, Rosana Naday, Rosilene Fontes, Samir Jamal, Silvia M, Wagner Morales e Yara Dewachter.

“A iniciativa é uma forma de promover alternativas de exposições de arte contemporânea sem curadoria e em um ambiente familiar ao público”, atesta o grupo de artistas.

Espaço para arte

Usar o espaço como ponto de partida para a concepção de uma obra de arte não é assunto novo na história da arte, mas nem por isso deixa de ser assunto da arte. Seja uma gruta, capela ou mesmo um banheiro de mármore rosa, existe em cada realização o projeto do artista, a mão do autor. O espaço dado, nesse caso, torna-se suporte para um revestimento artístico, locus de uma intelecção e construção poética que entram em diálogo com a memória, os materiais e o uso corrente ou original daquele lugar.

O uso de espaços heterodoxos para exibições de arte é um fenômeno que obedece a lógicas circunstanciais. O happening, as memoráveis edições do “Arte Cidade”, projetos em calhas de rio, jardins, a street art e até mesmo as flash mobs, em que pese a discussão se o fenômeno deve ou não ser considerado manifestação artística, se valem dos locais onde são promovidas para darem maior ou menor conotação ao discurso das obras, seja individualmente ou por meio de uma curadoria, que não é o caso desta iniciativa.

A escolha da casa de 400 m2 no Alto de Pinheiros não é fortuita.  Vaga, ampla e ajardinada, a residência carrega a memória do seu uso precípuo, o de residência. Não seria estranho imaginar os trabalhos como decoração do espaço vazio. Entretanto, cada artista apropriou-se do seu espaço e a seu modo, alguns criando um site specific, ou seja, uma obra concebida para um espaço dado, realizável ou não numa outra espacialidade, enquanto outros abraçaram a idéia de decoração dos espaços com obras pré-concebidas.

Apoio: Eucatex e Cervejaria Schornestein.

Serviço:
Evento: exposição coletiva Aluga-se, com obras de 33 artistas
Local: Avenida São Gualter, 1941, Alto de Pinheiros, São Paulo
Abertura: sábado, dia 10 de abril de 2010, 15 horas
Período Expositivo: de 11 de abril a 12 de junho
Telefone: (11) 95940763
Entrada gratuita e livre
http://alugase2010.wordpress.com/

Mais informações para a imprensa:
Décio Hernandez Di Giorgi

www.adelantecultural.com.br
dgiorgi@uol.com.br

MSN: deciogiorgi@yahoo.com.br
Tel.: (55 11) 3589 6212 / 8255 3338 (cel.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s