Exposição Quase a última foto
De 9 de Agosto a 8 de Setembro de 2012
Casa de Cultura Mário Quintana – Porto Alegre – RS
“(…) a navegação entrega o homem à incerteza da sorte: nela, cada um é confiado a seu próprio destino, todo embarque é, potencialmente, o último.” (Michel Foucault, História da loucura)
“Quase a última foto” é um projeto de exposição organizado pelo Grupo Aluga-se para ocupar o espaço da fotogaleria Virgilio Calegari, localizada na Casa Mário Quintana, em Porto Alegre. Cada participante foi convocado a interpretar livremente o tema “última foto” através do uso da linguagem fotográfica para a realização de suas imagens.
De saída, o que caracteriza este grupo de quase 60 participantes é a sua heterogeneidade. Foram convidados artistas, fotógrafos e “leigos”, ou seja, pessoas que usualmente não se ocupam com o ofício de fabricar imagens, afim de ampliar a abrangência do tema e a visualidade da exposição. A proposta tem o objetivo de dar a cada participante a liberdade de percorrer livremente o seu caminho, “navegar”, para perder-se e encontrar a solução pessoal para o tema. Não há, portanto, uma vontade centralizadora ou curatorial. Todos assumem o risco de pensar a imagem de uma maneira mais aberta e menos “profissional” do ponto de vista da consistência poética ou plástica, embora muitas das imagens alcançam também esta qualidade. A ênfase está na troca de ideias e nos assuntos explorados por cada participante. O resultado geral da proposta apresenta um equilíbrio entre imagens altamente elaboradas – complexas em seus artifícios, nas suas sugestões alegóricas e poéticas -, e imagens mais espontâneas cuja complexidade reside na decisão de suas escolhas, na maneira como expressam uma vontade, ou uma sensibilidade, íntima.
Se originalmente nos pareceu que o tema levaria fatalmente à associações com a morte individual ou coletiva – em alusões ao fim do mundo -, as interpretações revelaram diversas sutilezas que relativizaram o caráter “definitivo” da última imagem. O último instante transformou-se em instante memorável, qualquer que fosse, mostrando a impossibilidade de antecipar o momento derradeiro. Assim, observando a diversidade da interpretação dos quase 60 participantes e seguindo a sugestão presente no depoimento de um deles, optou-se pelo título “Quase a última foto”.
O grupo Aluga-se foi formado em 2009, para projetar a exposição “Aluga-se”, uma mostra independente que ocupou uma casa vazia em São Paulo. Uma das características do grupo é a sua composição aberta, na qual o número de artistas é variável e os participantes são definidos a cada projeto. O grupo foi responsável ainda pela realização de inúmeras ações, destacando-se “Feios, sujos e malvados”, na Dinamarca, em 2011, o projeto “Até Meio Quilo”, realizado em nove museus brasileiros durante todo o ano de 2011, “Pagou Levou”, 2011/ 2012, e o projeto “Piatã”, uma residência artística na Bahia, premiado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, em 2012.
Renato Pera