Informações Gerais

Exposição Quase a última foto

De 9 de Agosto a 8 de Setembro de 2012
Casa de Cultura Mário Quintana – Porto Alegre – RS


Quase a última foto

“(…) a navegação entrega o homem à incerteza da sorte: nela, cada um é confiado a seu próprio destino, todo embarque é, potencialmente, o último.” (Michel Foucault, História da loucura)

“Quase a última foto” é um projeto de exposição organizado pelo Grupo Aluga-se para ocupar o espaço da fotogaleria Virgilio Calegari, localizada na Casa Mário Quintana, em Porto Alegre. Cada participante foi convocado a interpretar livremente o tema “última foto” através do uso da linguagem fotográfica para a realização de suas imagens.

De saída, o que caracteriza este grupo de quase 60 participantes é a sua heterogeneidade. Foram convidados artistas, fotógrafos e “leigos”, ou seja, pessoas que usualmente não se ocupam com o ofício de fabricar imagens, afim de ampliar a abrangência do tema e a visualidade da exposição. A proposta tem o objetivo de dar a cada participante a liberdade de percorrer livremente o seu caminho, “navegar”, para perder-se e encontrar a solução pessoal para o tema. Não há, portanto, uma vontade centralizadora ou curatorial. Todos assumem o risco de pensar a imagem de uma maneira mais aberta e menos “profissional” do ponto de vista da consistência poética ou plástica, embora muitas das imagens alcançam também esta qualidade. A ênfase está na troca de ideias e nos assuntos explorados por cada participante. O resultado geral da proposta apresenta um equilíbrio entre imagens altamente elaboradas – complexas em seus artifícios, nas suas sugestões alegóricas e poéticas -, e imagens mais espontâneas cuja complexidade reside na decisão de suas escolhas, na maneira como expressam uma vontade, ou uma sensibilidade, íntima.

Se originalmente nos pareceu que o tema levaria fatalmente à associações com a morte individual ou coletiva – em alusões ao fim do mundo -, as interpretações revelaram diversas sutilezas que relativizaram o caráter “definitivo” da última imagem. O último instante transformou-se em instante memorável, qualquer que fosse, mostrando a impossibilidade de antecipar o momento derradeiro. Assim, observando a diversidade da interpretação dos quase 60 participantes e seguindo a sugestão presente no depoimento de um deles, optou-se pelo título “Quase a última foto”.

O grupo Aluga-se foi formado em 2009, para projetar a exposição “Aluga-se”, uma mostra independente que ocupou uma casa vazia em São Paulo. Uma das características do grupo é a sua composição aberta, na qual o número de artistas é variável e os participantes são definidos a cada projeto. O grupo foi responsável ainda pela realização de inúmeras ações, destacando-se “Feios, sujos e malvados”, na Dinamarca, em 2011, o projeto “Até Meio Quilo”, realizado em nove museus brasileiros durante todo o ano de 2011, “Pagou Levou”, 2011/ 2012, e o projeto “Piatã”, uma residência artística na Bahia, premiado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, em 2012.

Renato Pera

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s